PAVM
Vol. , Nº. 0, Ano 2014
Autora
Daiane Maria Gasperin laddydaia@hotmail.com Orientador
Eloi Marcos de Oliveira Lago elago@aedu.com PREVENÇÃO E TRATAMENTO DA PNEUMONIA ASSOCIADA À VENTILAÇÃO MECÂNICA (PAVM) EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA.
ResuMO
A pneumonia é uma infecção que ocorre no parênquima pulmonar atingindo bronquíolos respiratórios e alvéolos, prejudicando, assim, as trocas gasosas, sendo considerada a principal causa de morte em pacientes hospitalizados. A ventilação mecânica é um recurso utilizado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com o intuito de suprir as atividades e necessidades respiratórias do cliente em estado crítico. A pneumonia associada à ventilação mecânica (PAVM) é a infecção hospitalar que mais comumente acomete pacientes internados em unidades de terapia intensiva. A PAVM é doença infecciosa de diagnóstico impreciso e multicausal. Estas características associam à PAVM grande divergência relacionada ao diagnóstico, tratamento e medidas preventivas. Trata-se de um estudo bibliográfico, com dados sobre pneumonia associada à ventilação mecânica dentro de uma UTI aplicada ao cuidado clínico prestado pelo profissional enfermeiro. Para a elaboração da pesquisa foi necessário consultar livros, artigos científicos sobre o assunto pertinentes ao processo de enfermagem para pacientes com PAVM. Concluo que a atuação do enfermeiro na Unidade de Terapia Intensiva na assistência a paciente de PAVM é necessário para melhor avaliar os sinais e sintomas decorrentes da mesma. Para isto, é necessário que todos os profissionais operem em concordância, adotando medidas de prevenção da PAVM. O enfermeiro enquanto integrante e líder da equipe assistencial devem instituir medidas de educação permanente e treinamento como forma de associar a teoria à prática.
Palavras-Chave: Unidade de Terapia Intensiva. Ventilação mecânica. Pneumonia. Prevenção. Enfermagem. abstract Pneumonia is an infection