Relatório de utilização de instrumentos - química
A química é uma ciência experimental e se ocupa especialmente das transformações das substâncias, de sua composição e das relações entre estrutura e relatividade. Os princípios fundamentais que a química se apoia são baseados em fatos experimentais. A finalidade do experimento em um curso é levar o estudante a dar seus primeiros passos no método científico de trabalho experimental, um método baseado em princípios simples de lógica, e que tem se mostrado muito eficiente nos últimos séculos, resultando no extraordinário desenvolvimento da ciência que se tem nos dias de hoje.
No ato do experimento, observa-se fenômenos, e em uma operação puramente mental, procura-se explicar o fenômeno, ou seja, uma relação de causa e efeito. Assim, formula-se uma hipótese que deve ser verificada.
Trabalhos laboratoriais implicam na recolha e tratamento de dados experimentais. O objetivo de muitos desses trabalhos é a medição indireta de grandezas físicas através de instrumentos de medida. Essas medidas podem ser a leitura de volume, peso, velocidade, temperatura, entre outros. Estes tipos de medidas podem ser feitos por instrumentos diferentes, como balanças, termômetros, provetas, buretas, pipetas, balões volumétricos, pHmetros, multímetros.
Por exemplo, a medida do volume é feita comparando-se o nível do líquido com os traços marcados na parede do recipiente. A leitura do nível para líquidos deve ser feita na tangente ao menisco, que é a superfície em forma de curva que o líquido assume, estando a linha de visão do operado perpendicular à escala graduada, para evitar erro de paralaxe (erro de visão, causado pela má posição do observador em relação ao objeto analisado).
Na análise volumétrica, alguns instrumentos são mais precisos do que o outros, por exemplo, um balão volumétrico é mais preciso do que uma proveta, pois o gargalo estreito do mesmo, onde fica marcado os níveis de volume, permite que o menisco do líquido seja visualmente mais nítido em relação ao