Quimica Experimental - Calibração de Instrumentos
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
QUÍMICA EXPERIMENTAL
ERROS E MEDIDAS: Instrumentos de Medição
1. INTRODUÇÃO Medir é o ato de determinar a grandeza de vários aspectos como as extensões de um objeto, pressão, temperatura e etc. Entre tanto, os valores obtidos nestas medições geralmente são inexatas, tanto por erro humano quanto pela ineficiência presente na maioria dos instrumentos utilizados para medição.
Para tornar esse valor mais preciso é necessário a apresentação de todos os algarismos obtidos e avaliados na medição, esses algarismos são considerados números significativos, que são todos os dígitos de uma grandeza medida incluindo os aparentes (incertos), quanto maior o número de algarismos significativos , maior é a certeza envolvida na medida.
2. OBJETIVO
2.1. Objetivo Geral
Determinar as medidas aproximadas das dimensões dos blocos A e B utilizando réguas com escalas diferentes, além de determinar a pressão atmosférica local utilizando o barômetro de Torricelli, dispondo os resultados em diferentes unidades de pressão.
2.2. Objetivo Específico
Destacar a diferença dos resultados obtidos nas medições dos mesmos blocos utilizando instrumentos de medição com precisões diferentes.
3. MATERIAIS
Régua de medida 5 cm por 5cm
Régua de medida 1 cm por 1cm
Régua de Medida milimétrica
Bloco de Madeira A
Bloco de Madeira B
Barômetro de Torricelli
4. PROCEDIMENTO
Foi medido a altura, largura e comprimento dos blocos A e B, utilizando-se das diferentes réguas de medição da ordem de escala menos precisa para a mais precisa. Logo após, os resultados obtidos foram utilizados para calcular a área e volume dos blocos utilizados.
Em seguida observou-se o nível da coluna de mercúrio disposta no barômetro de Torricelli, para assim determinar a pressão atmosférica local.