trabalhos
Curso: Química
Disciplina: Química Geral e Inorgânica Experimental
Calibração de instrumentos de medida:
Pipeta e termômetro
Bianca Silva RA: 78685
Luana Lima RA: 75464
Rosangela Abreu RA: 78452
Naiara Macedo RA: 78459
Professora: Débora
São Carlo
2012
Introdução
Bons resultados de um laboratório dependem da manipulação correta dos equipamentos a serem utilizados. Um dos procedimentos de suma importância é a calibração, a qual deve ser feita periodicamente em vidrarias volumétricas e graduadas como pipetas, buretas, provetas, balões volumétricos, entre outros usados no laboratório.
Calibração é o nome dado ao conjunto de operações que estabelecem, sob condições especificadas, a relação entre os valores indicados por um instrumento (calibrador) ou sistema de medição e os valores representados por uma medida materializada ou um material de referência, ou os correspondentes das grandezas estabelecidas por padrões. Em laboratório de Química, é comum a busca pela exatidão e precisão das medidas com o mínimo de erros experimentais possíveis, a fim de obter melhores resultados qualitativos e quantitativos. Nesse aspecto, a calibração de equipamentos volumétricos se torna uma etapa imprescindível na medição da quantidade real de volume que está contido ou é transferido por um instrumento. Um exemplo de aparelho volumétrico é a pipeta.
Medidas de temperatura são fundamentais em pesquisa e desenvolvimento em ciências e tecnologia, pois grande parte das propriedades físicas e químicas apresenta alguma dependência com a temperatura. Logo, outro instrumento de grande importância laboratorial a ser calibrado é o termômetro. Para isso, tem-se como referência o ponto de fusão e ebulição da água nas devidas condições de pressão atmosférica local e a literatura como padrão de consulta.
Genericamente numa medição qualquer os erros podem ser