Calibração Termômetro
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUÍMICA
CALIBRAÇÃO DE TERMÔMETRO
DAYANNE ALINE NUNES
JAINE NIEDZIELSKI
MARIÊ ANANDA DE OLIVEIRA
PROFESSOR THEODORO MARCEL WAGNER
Físico-Química
Joinville
Maio/2014
1. INTRODUÇÃO
Medidas de temperatura são fundamentais em pesquisa e desenvolvimento em ciências e tecnologia, pois grande parte das propriedades físicas e químicas apresenta alguma dependência com a temperatura. Um termômetro comum de laboratório pode apresentar erros em sua medição, e por isso deve ser calibrado corretamente antes de alguma análise.
Para isso, alguns procedimentos de calibração são feitos em laboratório, e um deles pode ser feito medindo o ponto de fusão de várias substâncias puras. Um termômetro deve ser calibrado antes da primeira vez que for usado, independentemente do seu tipo e de sua finalidade, para que seja realizada uma leitura correta e mais exata da temperatura para a finalidade a que se destinam.
Neste trabalho, apresentamos a calibração e funcionamento de um termômetro de mercúrio. A busca pela exatidão e precisão das medidas com o mínimo de erros experimentais possíveis são constantes, a fim de obter melhores resultados. Será descrito a prática experimental onde se foi calibrado um termômetro de mercúrio através do ponto de fusão e ebulição da água.
2. OBJETIVOS
2.1 Objetivos Gerais
Calibração de termômetro de mercúrio.
2.2 Objetivos específicos
Calibração de termômetro de mercúrio com base em ponto de fusão e ebulição da água.
3. REVISÃO DA LITERATURA
Temperatura é uma medida quantitativa do grau de quentura de um ambiente, substâncias, objeto, etc. Esse grau de quentura, a temperatura, é medido através de instrumentos denominados termômetros, cujo funcionamento baseia-se na Lei Zero da Termodinâmica: “Se a quentura de dois objetos não varia quando eles são colocados em contato com um terceiro objeto, então, ela