Determinação do ponto de fusão e ebulição das amostras após a calibração do termômetro
Um termômetro é um aparelho usado para medir a temperatura ou as variações de temperatura. É um instrumento composto por uma substância que possua uma propriedade termométrica, isto é, uma propriedade que varia com a temperatura.
Para que se averigue problemas no termômetro, faz-se a calibração do mesmo, verificando possíveis erros no instrumentos.
Ponto de fusão é a temperatura na qual uma determinada substância passa do seu estado sólido para o liquido (durante aquecimento) ou liquido para o sólido, solidificação (durante resfriamento) a uma determinada pressão. O ponto de fusão depende das forças existentes entre as moléculas (ou entre íons, no caso de cristais iônicos) da substância sólida. Se estiverem fortemente ligadas umas às outras, a temperatura necessária para separá-las deve ser elevada, para dispô-las em sua nova forma, o líquido.
Ponto de ebulição é a temperatura no qual uma substancia no estado líquido passa para o estado líquido gasoso ou do estado líquido para o gasoso.
Em substâncias puras, as mudanças de estado irão ocorrer em condições constantes e bem definidas, são chamadas de constantes físicas.
Objetivo
Comprovar experimentalmente o ponto de ebulição do tolueno e o ponto de fusão do acido benzoico após a calibração do termômetro.
Materiais e reagentes
Calibração de termômetro
-Becker de 200 mL
-Erlenmeyer de 250 mL
-Termômetro;
-Bico de Bunsen;
-Tubo de Thiele;
-Garra para termômetro;
-Tela de amianto;
-Suporte universal;
-Tripé;
-Gelo Picado;
-Água.
Ponto de Ebulição
-Tubo de Thiele;
-Termômetro calibrado;
-Tubo capilar;
-Suporte universal;
-Garras para termômetro;
-Elástico de borracha;
-Garra para fixação de termômetro;
-Microtubos;
-Bico de Bunsen;
-Óleo;
-Líquido Tolueno.
Ponto de Fusão
-Tubo de Thiele;
-Termômetro calibrado;
-Tubo capilar;
-Anel de borracha;
-Garra para fixação de termômetro;
-Rolha;
-Suporte Universal;
-Bico