Pf e pe
Processos físicos como a fusão e a ebulição estão presentes no cotidiano das pessoas sem serem percebidos. Colocar gelo na bebida e aquecer a água para o preparo de um alimento são exemplos de tais processos.
Ponto de fusão designa a temperatura à qual uma substância passa do estado sólido ao estado líquido nas condições normais de pressão, coexistindo ambas as fases (sólida e líquida) em equilíbrio.(1)
O ponto de fusão, a uma determinada pressão, é um valor constante, característico de uma substância pura, e por isso a sua determinação constitui um método para calcular o grau de pureza da mesma substância. Com isto, se ao determinamos o ponto de fusão de uma substância que pensamos ser pura durante a sua fusão houver alargamento da faixa de temperatura e/ou abaixamento do ponto de fusão, a substância não pode ser considerada pura. O composto estando úmido pode ocasionar uma ponte de hidrogênio com a molécula da água, como consequência o ponto de fusão se torna mais elevado do que o normal.
As forças intermoleculares causam forte influência no ponto de fusão e de ebulição. Elas são forças atrativas entre moléculas, íons ou entre moléculas e íons. Quanto maior for a interação maior serão as temperaturas de transição de fases. O fornecimento de calor provoca o desarranjo da estrutura cristalina através do rompimento das interações.
A energia reticular influência a temperatura de fusão. A energia reticular é a quantidade de energia que é liberada quando um cristal é formado a partir de suas partículas componentes na fase gasosa. Assim quando maior for a energia reticular maior é a interação sendo assim o ponto de fusão será também elevado.
O ponto de ebulição ou temperatura de ebulição é a temperatura em que uma substância passa do estado líquido ao estado gasoso. De acordo com a definição IUPAC, ponto de ebulição é a temperatura na qual a pressão de líquido iguala-se a pressão atmosférica.(2)