Fotossíntese - PVII

1771 palavras 8 páginas
FOTOSSÍNTESE
Disciplina: Produção Vegetal II (PVII)
Discentes: Antunes
Cássio Rocha Januário, nº 06
Leandro
Samuel
Docente: Paulo Alencar Araujo
1 INTRODUÇÃO
Muitas características diferenciam os animais das plantas, entre elas está o fato de que as plantas são seres autotróficos e nós, animais somos seres heterótrofos. Seres autotróficos são seres que têm a capacidade de produzir seu próprio alimento e obviamente seres heterótrofos são seres que não tem a capacidade de produzir seu próprio alimento.
Mas de que forma as plantas produzem seu próprio alimento? Fotossíntese, esse é processo físico-químico que as plantas (e outros seres clorofilados como as cianobactérias) utilizam pra produzir seu próprio alimento.
2 FOTOSSÍNTESE
A fotossíntese é o processo através do qual as plantas, seres autotróficos (seres que produzem seu próprio alimento) e alguns outros organismos transformam energia luminosa em energia química processando o dióxido de carbono e outros compostos (CO2), água (H2O) e minerais em compostos orgânicos e produzindo oxigênio gasoso (O2).
2.1 SIGNIFICADO
A definição exata de Fotossíntese é dada pelo seguinte enunciado:
“Fotossíntese é um processo físico-químico, a nível celular, realizado pelos seres vivos clorofilados, que utilizam dióxido de carbono e água, para obter glicose através da energia da luz solar.”
A fotossíntese tem esse nome porque é um processo de síntese que exige luz para que se realize (foto = luz). A síntese que ocorre é a formação de matéria orgânica (carboidratos), a partir da água e do gás carbônico, havendo necessidade de pigmento que capte a energia da luz solar: o pigmento clorofila. Assim, a fotossíntese somente é realizada pelos seres vivos que possuem células com pigmentos fotossintetizantes, especialmente a clorofila, que é o pigmento verde.
Quimicamente falando a fórmula da fotossíntese é a seguinte:
12H2O + 6CO2 → 6O2 + 6H2O + C6H12O6.
Ou seja, precisa-se de 12 moléculas de água (H2O), 6 moléculas de

Relacionados

  • VEST 2009 1
    10295 palavras | 42 páginas