Bachelard
MESTRADO EM LETRAS
LUCILÉLIA LEMES DE CASTRO SILVA NASCIMENTO
A POETICA DO DEVANEIO
OS DEVANEIOS VOLTADOS PARA A INFÂNCIA
GASTON BACHELARD
Profº Drº Éris Antônio Oliveira.
Goiânia - GO.
2012.
Bachelard foi um cientista que adotou um ponto de vista fenomenológico a fim de traçar as fronteiras da experiência humana e a maneira com a qual o mundo molda nossas mentes. Para ele, a infância apareceu como uma chave para compreender a experiência do adulto, por meio da abordagem filosófica e da poesia, como formas do discernimento humano. Bachelard pede ao leitor que use a imaginação para recapturar a infância por meio da voz do poeta, oferecendo-nos informações importantes sobre a nossa vida adulta. Ele defende a ideia de que a infância é primordial, para tornar-se plenamente humano.
Na teoria do mundo adulto, tudo que está à sua margem é considerado devaneio. Os idosos experimentam devaneios semelhantes aos das crianças e são apontados como insensatos e incoerentes porque as suas ideias não mais condizem com a realidade imposta, presente na vida cotidiana da humanidade, cega e incapaz de perceber que a infância faz parte da alma humana e é uma manifestação natural quando se desvincula de toda a subjetividade envolvida em seu meio social.
Os Devaneios Voltados para a Infância de Gaston Bachelard fala do sentimento de solidão e melancolia que faz com que inconscientemente, voltemos a reviver e a reimaginar os tempos da infância “habitamos melhor o mundo quando o habitamos como a criança solitária habita as imagens”. O devaneio é uma forma de visitarmos lugares quando desejamos ampliar a nossa experiência para além daquilo que já vivemos, para viver algo que não é sonho, não é realidade presente, mas é uma verdade profunda conquistada na solidão, algo que a memória se esforça para preservar e recriar em poesia, a vida que reside na