instrumentos de um laboratório de química
Becker ou béquer é um tipo de recipiente utilizado nos laboratórios de química para transferir soluções. De modo muito grosseiro pode se fazer medidas com o copo de Becker, pois a sua medida é muito imprecisa (normalmente com precisão variante em 5% do marcado). Os béckers são frascos T.C. (to contain) como o tubo de ensaio ou os erlenmeyers. Suas principais diferenças são: 1) Apresentar uma escala para medição aproximada. 2) Possuir base plana para uso autônomo. 3) Conter bico para transferência. 4) Ser provido de boca larga. Seu uso é recomendado para experimentos em que esteja presente pelo menos um sólido. Feito de vidro pyrex refratário ou de polímeros como o polietileno ou o polipropileno, o bécker pode ser utilizado em uma ampla faixa de temperatura. Suas capacidades volumétricas mais comuns são 80, 125, 250 e 400 mL, mas indo até 4 L ou mais entre os feitos de vidro e 20 L entre os de polímeros.
Proveta
A proveta é um tubo cilíndrico com base e aberto em cima, que pode ser fabricado com plástico ou vidro. Sua principal característica é a presença de medidas em toda a sua extensão. Possui uma escala de volumes pouco rigorosa, pelo que deve ser utilizada para medidas com pouco rigor. O termo “bebê de proveta” ficou famoso em todo o mundo, simbolizando a inseminação artificial. Apesar disso, o significado de proveta está relacionado apenas com a criação artificial de uma vida através da fecundação in vitro.
Em comparação com outro instrumento, a bureta possui menos possibilidade de erro do que a proveta. Para uma utilização correta da proveta, devemos pousar a proveta na bancada de trabalho, e, com os olhos ao nível da mesma, encher com o líquido que queremos medir. Podemos para esse efeito usar o frasco de esguicho, um conta-gotas ou qualquer outro recipiente adequado (dependendo da quantidade a medir e do tipo de líquido).
Funil