Neolítico
A dominação que o homem exerceu sobre a água proporcionou um grande avanço nesse período. Se antes o homem paleolítico coletava alimentos praticando o ato da caça e da pesca para sobreviver, o homem neolítico passou a produzir o que comer com mais assiduidade, plantando frutos, legumes e vegetais. Com isso, não havia mais a necessidade de vagarem constantemente à procura de alimentos - criando o fenômeno do sedentarismo, ou seja, a permanência em lugar fixado em detrimento do nomadismo. Outro importante avanço é a domesticação dos animais, o que possibilitou maior proximidade deles com o homem (como acontece com o cão) e trouxe mais variações alimentícias, como a criação de gados, cabras e porcos.
As técnicas agrícolas desenvolvidas foram se tornando mais complexas. O domínio sobre os períodos de chuva e estiagem, as técnicas de irrigação e o invento do arado-semeador aumentaram significativamente a produção agrícola. Com isso, as populações aumentaram e as primeiras trocas comerciais começaram a surgir a partir dos excedentes gerados pelas melhores colheitas.
Com o passar do tempo os neolíticos desenvolveram as primeiras atividades de lazer, a fabricação de tecidos de linho e lã, os rituais de enterramento e o descobrindo a arte da cerâmica formaram os principais aspectos culturais. A produção excedente da agricultura e o os diversos tipos de artesanatos iniciaram uma forma de