Neolitico
12000 a.C. e 4000 a.C
Pedra polida (enxada, foices, pilões, machados).
Revolução agrícola: Turquia (as montanhas Taurus) e Crescente Fértil (abrange a mesopotâmia Palestina, Israel, Jordânia, Líbano, Síria e Chipre)
Primeiras plantas cultivadas foram os cereais. * Trigo: Oriente Médio, África, Índia e China. * Arroz: Índia e China. * Milho: América.
Sedentarismo.
Armazenamento de alimentos.
Domesticação de animais: cachorro, cabra, cavalo, boi, ovelha.
Organização social: formação de aldeias próximas aos rios.
Especialização do trabalho: artesãos (tecido, cerâmicas, cestos, armas).
- mudanças no clima e na vegetação, acaba a caça e coleta
- surgimento do comercio
- a formação de lideres e criação de estados vem desse tempo
No período chamado Neolítico, o homem aprendeu a polir a pedra. A partir daí, conseguiu produzir instrumentos mais eficientes e mais bem acabados. Em virtude da necessidade, já que a caça e a coleta tornaram-se escassas, o homem descobriu uma forma nova de obter alimentos: através da agricultura.
Paralelamente a isso, passou a domesticar e criar pequenos animais, como cabras, porcos e ovelhas. Semeando a terra, criando gado, produzindo o próprio alimento, o homem não tinha mais motivos para mudar sempre de lugar. Tornou-se, então, sedentário, ou seja, fixou-se num determinado território e deixou de ser nômade.
Também, passou a usar fibras vegetais e pêlos de animais para fazer tecidos de algodão ou lã, com os quais começou a confeccionar roupas. O aumento da produção de alimentos proporcionou grande crescimento da população. Surgiram as primeiras aldeias e começou a existir a vida comunitária. As moradias começaram a ser feitas de barro, madeira e pedra.
1 - Ao estudarmos o início do Período Neolítico, aprendemos que a agricultura pode ter sido uma façanha da mulher, por ficar responsável para cuidar das crianças e coletar vegetais e frutos. Já o homem ficou responsável pela arte da caça, pesca e