Neolitico
Curso : Lincenciatura em História
Disciplina : Origens do Homem e da Sociedade
Aluno : Ana Marcella de Carvalho
Após o periodo frio de Dryas III, começam a aparecer as condições propicias para a transformção da fauna e da flora. O gradual aumento da temperatura provaca a subida do nivel do mar, o isolamento da tundra e da estepe, o surgimento de lagos na Europa e o predominio das florestas temperadas. Com isso, a fauna também é modifcada para uma de clima ameno ( raposa, javali,coelho...) fazendo com que o homem tenha que desenvolver novas tecnicas e instrumentos de caça. Essas mudanças ocorreram lentamente e proporcianarão aos homens as bases do que será o Neolitico.
A predominancia das florestas acarretou a diminuição dos pastos, logo as manadas que sobrevivam destes desapareceram, pois os prados descontinuos obrigavam os animais a deslocarem-se sozinhos. Então, o homem foi obrigado a criar novas armas, como o arco e os microlitos para conseguir caçar. Outro modo de se adaptar as novas condiçoes naturais, foi a diversificação dos alimentos na caça, pesca e recoleção (surgimento dos concheiros). Essa mudança, estabeleceu os bandos por mais tempo na terra permitindo, assim, uma maior observação do habit, podendo dar inicio a proto-agricultura (pratica continua e regular da colheita de cerais). Todas essas inovações ocorreram na era pós-glacial expondo o potencial humano para se adpatar as diversidades do ambiente e inaugurando as condiçoes para uma sociedade agricolo-pastoris.
Entretanto, como responder ao certo a maneira que houve a mudança da economia de caça-recoleçao para a de produção ? Os arqueologos Gordon Childe e Robert Brainwood, apresetam teorias para essa pergunta. O primeiro, baseava-se no