Neolitico
No período do Neolítico, também conhecido por Idade da Pedra, que vai de aproximadamente do décimo milénio a.C., com o início da sedentarização e surgimento da agricultura, ao terceiro milénio a.C., dando lugar a Idade dos Metais. O homem deixa a vida nómada para tornar-se sedentário. A criação de animais e a agricultura, leva o homem a sentir necessidade de se fixar a um lugar. Surgiram assim as primeiras aldeias, normalmente junto ou próximas dos grandes rios como o Nilo, Eufrates, Tigre ou Jordão (Jericó), devido à necessidade de água para regar e fertilizar os campos. No entanto há também aldeias em planaltos.
O crescimento populacional fez com que o incentivo de práticas e economias como a criação de animais, agricultura, pesca e artesanato fosse maior.
Os homens acreditavam que havia forças sobrenaturais que influenciavam as colheitas. Surgiram assim as primeiras estátuas, que mostram uma deusa, ligando a fertilidade da mulher à fertilidade da terra. E com o culto funerário surgiu outra forma de arte, os Monumentos Megalíticos, em que os mais simples são os Menires e os Dólmens. O agrupamento de vários Menires em linha ou círculo dá-se o nome de Cromeleques. Monumento megalítico Menir dos Almendres , Évora-Portugal
Anta de S. Geraldo-Portugal
Anta da Cerqueira
Cromeleque dos Almendres.
Nas câmaras mortuárias dolménicas, além de restos de esqueletos, têm sido encontrados vários objectos em pedra, cerâmica, osso, armas e utensílios, como machados de pedra polida, pontas de seta, micrólitos.
Gravura neolítica de Deusa mãe (representada com quatro seios) num dólmen
Crescente Fértil :
A região do planeta onde surgiram as primeiras civilizações é chamada de Crescente Fértil. Região que englobava a Mesopotâmia, uma faixa de