relatorio de projeteis
Observar as características do movimento a duas dimensões.
Provar experimentalmente que um lançamento horizontal e a queda de um corpo na vertical têm o mesmo tempo de queda.
Demonstrar a independência das componentes horizontal e vertical do movimento, da velocidade e da aceleração.
INTRODUÇÃO TEÓRICA
Um projétil é um corpo (esfera) que é lançado com uma velocidade inicial (neste caso será zero), de forma a obter o local da queda do mesmo.
A distância entre os dois pontos, segundo a horizontal, chama-se alcance (R).
O movimento do corpo é um movimento bidimensional, sendo realizado nas direções horizontal (X) e vertical (Y), este movimento é composto de dois tipos movimentos:
- movimento uniforme na direção horizontal (X)
- movimento uniformemente variado na direção vertical (Y)
O tempo que um projétil demora a cair (tempo de vôo), quando lançado horizontalmente, é o mesmo que demoria a cair em queda livre, visto que, desprezando a resistência do ar, todos os corpos lançados do mesmo sítio caem com a mesma aceleração (-g), independentemente da sua massa.
Á que referir que quando um corpo está a uma determinada altura (H), ele possui uma determinada energia potencial que se vai transformando em energia cinética á medida que se vai aproximando do plano de referência (fim da calha).
Esta atividade baseia-se no lançamento de um projétil através de uma calha em que será tido em conta o diâmetro da esfera (projétil), a altura (H) a que esta se encontra em relação ao plano de referência no momento em que inicia o movimento, bem como os diferentes valores de alcance (R) e intervalo de tempo correspondente nos diferentes lançamentos realizados.
Conclusão
Projétil é o corpo lançado ao ar com velocidade inicial, se ao projétil fosse subtraído à ação da gravidade (-g) e o ar não oferecesse resistência, nenhuma força atuaria sobre ele e, pelo princípio da inércia, o seu movimento seria uniforme e retilíneo, a velocidade seria, em