relatorio lançamento de projeteis
Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas
LABORATÓRIO DE FISICA I
Lançamento de projetéis
Michel Soares Santos - Autor
Jennifer Penna
Audilucio Santos
Relatório a ser entregue ao professor Sandro Barboza Rembold, referente a medidas realizadas em laboratório.
Ilhéus
Novembro – 2009
INTRODUÇÃO
Segundo Galileu, se um móvel apresenta um movimento composto, cada um dos movimentos componentes se realiza como se os demais não existissem e no mesmo intervalo de tempo. Esse é o princípio da Simultaneidade.
Quando um corpo é lançado horizontalmente, ele descreve um movimento parabólico em relação à Terra. De acordo com o princípio da simultaneidade, o lançamento horizontal é o resultado da composição de dois movimentos simultâneos e independentes: queda livre e movimento horizontal.
Queda livre é o movimento resultante unicamente da aceleração provocada pela gravidade.
E deve ter o seguinte comportamento:
Onde y é a posição ao longo do eixo y, y0 a posição inicial no eixo y, vy,0 é a componente y da velocidade na posição y0, t é a coordenada temporal e g é o modulo da aceleração da gravidade.
O movimento horizontal deve ter o seguinte comportamento:
Onde x é a posição ao longo do eixo x, x0 é a posição inicial no eixo x, vx,0 é a componente x da velocidade na posição x0 e t a coordenada temporal.
Deste modo a partir da equação da posição x podemos obter o valor da velocidade - vx,0 - no momento em que ela deixa a rampa (será mostrada mais adiante), fazendo neste momento vy,0 = 0.
Após a obtenção da velocidade vx,0 em (2), através da equação (1) iremos estimar o valor de g
Figura1: exemplo do experimento.
MATERIAL E MÉTODO
Utilizamos neste experimento um tripé universal, haste universal, cronometro digital, fita métrica, papel comum tipo A4, rampa com saída horizontal, esfera metálica, fio de prumo e fita adesiva.
Iremos realizar medidas repetidas vezes do tempo cuja esfera