NEIDE OFICIAL
A resenha critica inerente ao livro de “Olivia Porto”, trás ´por sua vez uma obra de grande importância intelectual para as diversas áreas dos basilares da Educação para por sua vez torna-lo mas qualificado para orientação dos alunos.
O livro trás a luz das informações tratadas pela autora como meio intelectual e de ampla experiência da Prática Educativa.
Em detrimento da vocação e formação da psicopedagoga “Olivia Porto”, que por sua vez tem uma pratica humanística, nos passa diversos pontos abaixo para arrolarmos uma boa resenha critica para um bom discernimento. Tais como:
1- Identificação da obra
2- Apresentação da Obra
3- Estrutura
4- Conteúdo
5- Análise critica
6- Recomendação da Obra
7- Identificação do Autor (A)
Vamos então desdenhar com apreço o emanado desenvolvimento, dando respostas plausíveis para as perguntas, bem como fazer uma viagem aos princípios Históricos bem como a evolução propriamente subentendida.
1. Identificação da obra:
(PORTO, Olívia. Orientação Educacional: teoria, prática e ação; Rio de Janeiro: Wak Ed., 2009)
2. Apresentação da obra:
O livro resenhado é um convite ao pensamento reflexivo, para a proposição de outros modos de sentir e de pensar nossas ações educativas. O eixo por onde a autora move sua autoria perpassa por sua sólida formação humanística e educacional e por suas ações e atuações como intelectual capaz de encaminhar discussões, aliando forte fundamentação teórica e ampla experiência prática educativa.
3. Estrutura:
Orientação Educacional: teoria, prática e ação, é um livro com 152 páginas, divididas em 06 capítulos. Possui uma linguagem bastante acessível, de fácil compreensão, onde a autora mescla momentos de narração observados e vivenciados com questionamentos que nos levam a uma profunda reflexão.
4. Conteúdo:
O primeiro capítulo: Um Recorte Histórico da educação no Brasil, busca a partir de estudos sobre grandes autores da História da Educação Brasileira, uma síntese importante para