CERAMICA BRANCA
1. Cerâmica branca
São produtos cerâmicos obtidos através de argilas quase isentas de oxido de ferro, apresentando cor branca, rósea ou creme claro quando queimadas a temperaturas usuais de 959 ou 1250oC.
Contém, ainda, na sua composição: feldspato, caulim e quartzo, dando origem à louças de pó-de-pedra porosas, com absorção de 15 a 20%, como os azulejos, a louça sanitária e as louças de grés, com absorção de 1 a 2%, que são as mais usuais para pisos ou revestimentos nas indústrias de cerâmicas de vanguarda, como as porcelanas.
A cerâmica branca geralmente apresenta uma cobertura que é um esmalte cerâmico constituído de um vidro, um pigmento e um opacificante ou um vidrado.
2. Por que é bom utilizá-la
Porque é adequada ao clima tropical do nosso pais, sua limpeza é realizada de maneira fácil, muitas delas são totalmente resistentes à manchas, resistem com firmeza ao passar do tempo e são muito duradouras, são antialérgicas (mais higiênicas), resistem fortemente ao fogo, e por fim, seu apelo estético.
3. Etapas de fabricação
Sua fabricação é feita em várias etapas:
3.1. Preparação da massa: No processo industrial, as matérias-primas utilizadas, provenientes de jazidas próprias ou de terceiros, são estocadas no interior da fábrica. A dosagem de cada matéria-prima é feita segundo uma formulação percentual fornecida pelo laboratório, com base nos resultados obtidos em testes. A matéria prima é então transportada até os moinhos. Após a moagem, tem-se como produto a barbotina, que é estocada em tanques apropriados. Depois ela é bombeada até o atomizador, que retira a água em excesso e confere ao pó atomizado umidade e granulometria uniformes, ideais para o processo de prensagem.
3.2. Prensagem e preparação da massa: O pó atomizado é alimentado em cavidades da prensa e submetido a uma pressão específica, tendo sua forma definitiva denominada bolacha cerâmica.
3.3. Secagem: A secagem é uma fase muito importante no processo de fabricação de pavimentos e