Negrinha
RESUMO: Este artigo tem como objetivo analisar os personagens, o narrador e o cenário social da época a partir do conto escolhido de Monteiro Lobato. O conto Negrinha é a principal obra analisada neste trabalho. Quanto à questão do preconceito, procuramos identificar de onde parte, o racismo visto na obra. Essa busca será feita minuciosamente procurando identificar o posicionamento do narrador favorável ou não quanto aos personagens.
Palavras-Chave: Personagens. Narrador. Preconceito. Cenário social.
1. INTRODUÇÃO
Esse trabalho tem como foco identificar a figura do negro na sociedade da época, de que modo os personagens desse conto se posicionam e como o narrador age diante do transcorrer dos fatos.
Os objetivos deste trabalho e analisar de forma clara o preconceito, e a autoridade exposta no conto.
Para que possamos realizar o trabalho com sucesso será utilizada a pesquisa bibliográfica, através de livros, artigos científicos, revistas acadêmicas, dentre outros.
A pesquisa seguirá com a leitura da obra estudada, para analisar e levantar trechos específicos em relação ao racismo ou ao não racismo.
Temos o intuito de trazer ao leitor o conhecimento de tais trechos e passagens do conto Negrinha onde ocorrem os possíveis relatos de racismo. Mostrar com detalhes os personagens existentes e como eles são tratados pelo narrador.
1.1 Bibliografia de Monteiro Lobato
José Bento Monteiro Lobato nasceu em Taubaté, São Paulo em 1982, e faleceu em 1948. Foi promotor e fazendeiro no interior de São Paulo. Grande defensor dos interesses nacionais, moveu campanhas em favor da exploração do petróleo e ferro em nosso território nacional por empresas nacionais, fundou editoras, sendo mesmo até preso por suas ideias. Escreveu Urupês (1918), Cidades Mortas (1919), Negrinha (1920), Onda Verde (1921), além dos livros de literatura infantil, ambientados no Sítio do Pica-Pau Amarelo e que fizeram dele um dos autores mais lidos e queridos das nossas letras.