Hemilética
311 palavras
2 páginas
Dinâmica do Culto CristãoNeide Vicente de Souza Assagra
Instituto Teológico Quadrangular-Umuarama PR
06/10/2011
INTRODUÇÃO
O culto cristão é a oportunidade de termos intimidade com o Senhor, de compartilhar com os irmãos as vitórias obtidas pela fé e, assim, fortalecermos os que estão fracos. Embora haja cinco tipos de culto, o objetivo de todos eles é de se colocar diante de Deus e prestar-lhe homenagem, conduzidos pelo anjo da igreja- o Pastor. Logo o Pastor tem o papel de fundamental importância durante o culto – sua responsabilidade deve evidenciar seu respeito pela organização e santidade do altar e do púlpito que lhe foi conferido, levando a palavra da salvação e a certeza dela aos corações dos adoradores.
CONCEITO DE CULTO
CULTO é uma adoração ou homenagem, dedicar-se, em nosso caso, ao Senhor, veneração, reverência, preito; manifestação de uma crença por meio de um ritual próprio, e que envolvem em geral preceitos éticos.
O FOCO DO CULTO CRISTÃO
O culto tem seu foco em Jesus Cristo e sua obra redentora.
Santos cita Turnblell nos lembrando de que a expressão ‘’O SENHOR FALOU A MOISÉS’’ é repetida 56 em levítico o que torna claro o fato de era o Senhor Rei de Israel quem outorgava aquelas leis de culto. O que deixa claro que nem todo culto é aceitável ao Senhor.
CONCLUSÃO
O culto deve ser cuidadosamente preparado pelo Ministério de Música e pelo Ministério Pastoral em oração, sob a orientação do Espírito Santo, visando: Exaltar a Deus, Edificar os santos e Evangelizar os perdidos. Cada uma das partes busca harmonizar-se com as demais, de forma a que seja prestado a Deus um culto: cristão, inteligente, e bíblico.
REFERÊNCIAS
Livro do i.t.q TEOLOGIA DO CULTO, por PROF. ERIVELTON TAVARES, PROF.MARCO ANTONIO TEIXEIRA LAPA E PROFA.EURIDES DE ASSIS OBALSKI.