Negrinha - Conto
Muitos consideram que neste livro estão os melhores contos escritos por Lobato. Sem dúvida são os mais emotivos e que mais agradaram ao público. Alguns contos foram escritos antes de sua viagem aos Estados Unidos, outros depois do retorno. O livro contém verdadeiras preciosidades no tratamento do idioma e os personagens são mais urbanos e mais mundanos que os dos livros anteriores.
Na segunda edição foram sendo acrescentados contos que hoje formam o conjunto de 22 narrativas:
Negrinha
As fitas da vida
O drama da geada
O Bugio moqueado
O jardineiro Timóteo
O fisco
Os negros
Barba Azul
O colocador de pronomes
Uma história de mil anos
Os pequeninos
A facada imortal
A policetemia de Dona Lindoca
Duas cavalgaduras
O bom marido
Marabá
Fatia de Vida
A morte do Camicego
"Quero ajudar o Brasil"
Sorte grande
Dona Expedita
Herdeiro de si mesmo
Entre os personagens do conto Negrinha tem:
• Negrinha é a personagem principal, o enredo circula ao seu redor. O nome “Negrinha”, que seria normalmente um adjetivo, é colocado como substantivo próprio no conto. Apontada como uma criança mulata, muito magra, olhos assustados e com o corpo tatuado de marcas e cicatrizes. Aos 4 anos ficara órfã. Sempre vivendo escondida, pois a patroa, Dona Inácia, não gostava de crianças.
• Dona Inácia é apontada como uma excelente senhora, gorda, rica, dona do mundo, viúva e sem filhos, é adorada pelos padres e com um camarote de luxo reservado no céu. Mas, através do conto descobrimos quem ela é, de verdade. Utiliza-se do fato de ter adotado uma menina para se gabar, sendo que, na verdade, trata a menina como um verdadeiro animal.
• Cesária: Mãe de Negrinha, era escrava de Dona Inácia, faleceu quando Negrinha