A negrinha
A Negrinha
Itaí 11/09/2012
Gabriela Parischi,
Letícia Maria Vieira
Luana Ferreira
Maurício Yassu
2º ano EM
A Negrinha
Trabalho apresentado à disciplina de liteira, do Colégio Objetivo de Itaí, sobre orientação da Professora Fernanda Oliveira dos Santos.
Itaí – SP
Setembro 2012
Apresentação do Trabalho.
A realização deste trabalho tem como objetivo mostrar os fatos, ocorrências, consequências de um dos períodos da nossa Literatura, o Pré-Modernismo, mostrando também as principais características do conto “A negrinha” de Monteiro Lobato.
Tentaremos mostrar claramente, com a melhor das intenções, os fatos e características de tal assunto, e também através da realização deste trabalho, procuraremos tirar o maior proveito para o nosso aprendizado, buscando colher mais informações úteis que sejam satisfatórias para que por meio da pesquisa, nós possamos engrandecer o nosso conhecimento.
Monteiro Lobato
Este grande nome da literatura brasileira nasceu na cidade de Taubaté no ano de 1882, foi um grande tradutor, escritor, contista e ensaísta. Formado em Direito, atuou como promotor público até se tornar fazendeiro, após receber a herança deixada pelo seu avô. Diante de um novo estilo de vida, Lobato passou a publicar seus primeiros contos em jornais e revistas.
Monteiro Lobato tornou-se também editor, passando a editar livros. Com isso, ele implantou uma série de renovações nos livros didáticos e infantis.
Dedicou-se a um estilo de escrita com linguagem simples onde realidade e fantasia estação lado a lado. Pode-se dizer que ele foi o precursor da literatura infantil no Brasil.
Suas personagens mais conhecidas são: Emília, uma boneca de pano com sentimento e ideias independentes; Pedrinho, personagem que o autor se identifica quando criança; Visconde de Sabugosa, a sabia espiga de milho que tem atitudes de adulto; Cuca, vilã que aterroriza a todos do sitio; Saci Pererê, e outras personagens que fazem parte da