Negociação
Negociação é o processo de buscar a aceitação de idéias, propósitos ou interesses, visando ao melhor resultado possível, de tal modo que as partes envolvidas terminem a negociação. Conscientes de que foram ouvidas, tiveram oportunidades de apresentar toda sua argumentação e que o produto final seja maior que a soma das contribuições individuais.
Nos processos de negociação (ou comunicação), ressaltam dois tipos de habilidades: habilidades técnicas e habilidades interpessoais.
Técnicas são denominados como “macetes” para uma negociação, e interpessoal é o estilo que cada ser humano tem , ou seja necessidades, fraquezas, e motivações.
Para este autor existem tipos básicos de negociadores que se resume em 4 tipos:
Estilo catalisador: O negociador/comunicador com este estilo tende a ser extremamente criativo, sempre com novas idéias, entusiasta dos grandes empreendimentos, empreendedor. . Eventualmente, este negociador pode ser visto como superficial, irreal, estratosférico, em suas decisões e ações.
Estilo Apoiador: O apoiador é aquele que considera que os seres humanos são mais importantes que qualquer trabalho; aprecia atuar sempre em equipe, procura agradar os outros, fazer amigos. Suas decisões são mais lentas e ele sempre busca não melindrar a outra parte.
Estilo Controlador: O controlador é aquele que toma decisões rápidas, está sempre preocupado com o uso do seu tempo, com redução de custos; nas discussões não faz Estilo Analítico: O analítico é aquele que adora fazer perguntas, obter o máximo de informações, coletar todos os dados disponíveis, sempre se preocupando em saber todos os detalhes de cada empreendimento antes de iniciar qualquer tarefa ou tomar qualquer decisão
Qual o melhor estilo? Todos eles são bons. O importante é que conheçamos o nosso estilo e busquemos conhecer o estilo da pessoa com quem estamos negociando ou nos comunicando .
Negociar (e comunicar) é também o processo de atendimento de necessidades