Negociação
INTRODUÇÃO
Na vida de todo ser humano a Negociação é um fato diário e inevitável, à medida que se agrega tecnologia e sua interação, aumentam as situações em que se faz necessário negociar alguma coisa.
Porém nenhuma negociação é igual á outra, visto que o ser humano apresenta caracteristicas e comportamentos diferentes a cada situação, e com o objetivo de adquirir condições para lidar com as mais diferentes situações, tanto na vida profissional, como na pessoal, vamos identificar alguns estilos de negociação.
A partir dos conceitos de negociação elaborados por Matinelli (2009), Wanderley (1998) e Junqueira (1995). Partindo dos diferentes estilos, será enfatizado a importância do conhecimento de cada um para se obter êxito nas negociações.
Serão abordados os modelos de Jung, Bergamini, Marcondes, Gottschalk, Matos, Márcio Miranda e Junqueira, procurando salientar as semelhanças e diferenças entre os estilos elaborados por estes autores.
Este trabalho é feito no enfoque do conceito e nas variações que tem as Técnicas de Negociação, porém este estudo mostra as vertentes que se aplicam quando se negocia. Como podemos reagir mediante as dificuldades e quais as soluções, enfatizando o modo sistemático destas soluções.
Um dos relatos que envolvem a prática de negociação está descrito na mitologia judaico-cristã na alegoria de Esaú e Jacó. O relato ilustra aspectos fundamentais da negociação: o propósito, os interesses, a oportunidade, a persuasão, a troca e a ética.
A negociação pode ser praticada tanto para resolver questões pessoais, como para questões profissionais, em ambientes políticos, comerciais, diplomáticos, institucionais, gerenciais, jurídicos, trabalhistas, de libertação de reféns, entre outros. Diante dessa grande diversidade de contextos, existem muitas definições e formas diferentes de abordar o assunto.
Fonte: Francisco Guirado (2011). Biblioteca de negociação. Tipos de Negociação. Página