Negociação
Aquela que por ventura souber articula-las de maneira saudável terá grande chance de negociar e levar a um resultado ganha-ganha (aquele em que os dois lados saem de maneira positiva, o que pode fazê-los a voltarem a negociar positivamente). Ganha-ganha, perde-ganha e perde-perde são as possibilidades de resultados de uma negociação.
A negociação, por ser um processo, tem suas etapas. Apesar de poucas, mais bem definidas, são elas: a de preparação, a de exploração e a de controle e avaliação. Embora muitos lidem rotineiramente com esse processo, ainda há negociadores que pecam bastante nessas etapa, o que as levam a uma provável desvantagens na hora de negociar.
São diversos conceitos existentes sobre negociação, que abrange vários enfoques e mostra e mostra visões diversas sobre o tema.
Colen (1980) define a negociação como o uso da informação e do poder, com o fim de influenciar o comportamento dentro de uma rede de tensão.
Frank Acuff define como processo de comunicação com o propósito de atingir um acordo agradável sobre diferentes assuntos e necessidades.
Fisher e _____ (1985) negociação é um processo de comunicação biliteral como o objetivo de se chegar a uma decisão conjunta. Já Steele definem a negociação como o processo pelo qual as partes se movem de suas posições iniciais divergentes ate um ponto no qual o acordo pode ser obtido. Na visão de Barzeman e Neali (1998) negociar racionalmente significa tomar as melhores decisões para maximizar seus interesses. De acordo com Shill (2001), a negociação é uma forma básica, especial da comunicação humana mais não é sempre que percebemos que estamos a estamos praticando. Uma negociação é um processo de comunicação interativa que pode ocorrer quando