Negociação
De acordo com Junqueira (2003a), vice-presidente do Instituto M. Vianna Costacurta (MVC):
Negociação é o processo de buscar aceitação de idéias, propósitos ou intresses visando ao melhor resultado possível, de tal modo que as partes envolvidas terminem a negociação conscientes de que foram ouvidas, tiveram oportunidade de apresentar toda a sua argumentação e que o produto final seja maior do que a soma das contribuições individuais.
Para ACUFF (1993, p.21): “a negociação é o processo de comunicação com o propósito de atingir um acordo agradável sobre diferentes idéias e necessidade”.
Deste modo podemos perceber que o ato de negociar estão em acontecimento a todo momento em nossa vida, percebemos tambem que em simples transações corriqueiras do dia a dia até em grandes investimentos encontramos os movimentos da negociação. As decisões que tomamos são vindas de um tipo da negociação feita para o bem de todas as partes. Observamos que as negociações estão sempre em movimento ou seja, em mudanças. E tambem o proprio potencial negociador deve estar sempre em busca incansável de desenvolvimento para que por consequencia possam antecipar-se as mudanças administrando-as favoravelmente.
De acordo com varias literaturas são divididas em dez habilidades necessaria para um negociador bem sucedido, são elas:
1. Ser um bom ouvinte;
2. Desenvolver um espirito negocial;
3. Planejar;
4. Mirar alto;
5. Ser paciente;
6. Visar a satisfação;
7. Ter cuidado com a primeira oferta;
8. Ser ético;
9. Troque as concessões;
10. Ser empático.
E dentro da arte da negociação há quatro elementos fundamentais:
1. Legitimidade;
2. Informação;
3. Tempo;
4. Poder.
Estes quatro elementos são como estacas que se fixam a uma base sólida: a ética corporativa. É fundamental que se tenha e exija credibilidade, respeito e total coerência em procedimentos de negociação.
Tendo estes quatro elementos fundamentais e a ética