Negociação
Estas três características estão diretamente ligadas ao comportamento humano e aplicam às sete habilidades.
Dentro da característica Pessoa é identificada a habilidade do filósofo e psicólogo. Conforme os aspectos da característica Problema, podemos identificar a habilidade do Detetive, do Inventor e do Juiz. As habilidades ligadas às característica decisão temos o estrategista e o diplomata.
Somando sete habilidades identificadas para a satisfação no processo de negociação
Nas habilidades relacionadas a pessoas, o Filósofo deve manter a calma, o autocontrole e uma perspectiva do negócio. O Psicólogo se coloca no lugar do outro. Nas habilidades relacionadas ao problema, o detetive tenta descobrir o máximo de informações possíveis sobre a outra pessoa com qual está negociando. O inventor propõe soluções, cria cenários, estabelece relação dos pontos negativos e positivos do negócio. Na habilidade de ser Juiz, o negociador deve decidir o que está sendo justo ou não na negociação, estando aberto a argumentos válidos e avaliando se o que está sendo dito possui uma lógica. Nas habilidades relacionadas à decisão, o estrategista tem a capacidade de imaginar quais são as ações que a outra parte pode tomar. Preocupa-se com ações preventivas, tendo o cuidado de agir de tal maneira que não o afaste dos objetivos a serem alcançados. Ainda dentro das habilidades relacionadas à decisão, o diplomata cria uma ponte para que a outra parte chegue até ele, na negociação.
Basicamente, para uma negociação satisfatória recorremos ao conhecimento do comportamento humano e o uso do bom senso para determinado contexto de negócio. Reforçando as ideias, seguimos com a seguinte conclusão;
• O negociador precisa conhecer o