Negociação
Elementos da Negociação:
1. Alternativas (de cada parte, caso não cheguem a um acordo)
Don Corleone: Ficar sem a lealdade de um membro da sociedade (Bonasera).
Bonasera: Ficar sem punir os agressores de sua filha, ou seja, sem o sentimento de justiça.
2. Interesses (razão pela qual acontece a negociação. O acordo deve satisfazer aos interesses de ambos os lados)
Don Corleone: Lealdade do Bonasera, apliando assim sua rede de realcionamentos e influência.
Bonasera: Justiça. Quer que o mafioso utilize seus meios ilícitos para punir os bandidos que agrediram sua filha mas que não foram punidos pela justiça.
3. Opções (possibilidades de acordos. O melhor acordo é sempre aquele que explora todo o potencial de ganho mútuo da situação)
4. Legitimidade (percepção de quão justo é o acordo)
Ambos entenderam que o acordo era justo.
5. Compromissos (declaração do que cada parte irá fazer ou deixar de fazer)
Don Corleone se comprometeu em punir os jovens que agradiram a filha de Bonasera e este se comprometeu em ajudar Don Corleone quando este o solicitar.
6. Comunicação
7. Relacionamento
Etapas da Negociação:
1. Preparar a si próprio:
É notável que o interesse da cena se tratando de Bonasera é de poder se vingar das pessoas que agrediram sua filha de forma covarde. Colocando em “ check “ que faria qualquer coisa que Don Corleone (D.C.) pedir. Isso devido ao fato de que pelo processo legal e através da justiça o mesmo não teve sucesso.
Já pelo lado de Don Corleone numa posição mais de conforto está interessado apenas pela dívida que Bonasera iria deixar.
A forma em que ambos coletam informações e adotam suas estratégias durante a negociação são totalmente diferentes, pois Bonasera tenta levar para um lado sentimental de bom homem, pai de família desesperado querendo vingança , cidadão americano apesar de ser Italiano. Já D.C. numa situação mais confortável não se deixa abater