Negociação
Quem nunca teve problemas profissionais na vida que atire a primeira pedra (obviamente na cabeça da sua desavença). A vontade é de xingar a pessoa em praça pública, reclamar com o dono da empresa, divulgar a incompetência dos outros nos jornais/revistas/internet. Mas, pensando friamente, você acha que isso vai ser bom para você? Você acha que isso será bom para seu ambiente de trabalho? Ou pior: Você acha que isso é bom para a empresa/instituição que você trabalha/representa?
Nessa semana aconteceu uma treta entre os organizadores do Blogcamp Bahia e os responsáveis pelo site do Blogcamp Brasil e, por causa da revolta do pessoal da Bahia, isso acabou saindo na internet. Quem está certo, quem está errado? Eu tenho a minha opinião, mas o que eu achei mais absurdo foi TEREM JOGADO NO VENTILADOR!
Esses problemas devem ser tratados como problemas em times de futebol. Salário atrasado? Não pagamento de bicho? Jogador faltando em treino? Nada, absolutamente NADA pode vazar, seja internamente ou, pior, para a imprensa! Isso cria um clima péssimo entre todas as partes (dirigentes, técnico, jogadores e principalmente torcida).
Como surgem os conflitos?
O conflito surge diante de uma situação de confronto, das situações acima expostas, provocadas por desejos diferentes, das pessoas envolvidas durante uma negociação rotineira de trabalho. Dependendo do nível do conflito, pode gerar um pequeno ou um grande mal estar entre os envolvidos ou na equipe.
Quais as principais causas dos conflitos?
Onde temos as diferenças entre as pessoas, expostas nos interesses, motivações, costumes, valores, tradições, hábitos, sentimentos, emoções, vontades, e a personalidade.
Para o caso dos relacionamentos em equipe, o estilo "autoritário" de liderar as pessoas, vem se transformando na principal causa de conflitos internos nas empresas. Isto é evidente, pois os conflitos praticamente não existem quando se