Negociação
EMPRESARIAL
INTERNACIONAL
A negociação é o processo de comunicação de mão dupla cujo objetivo é chegar a um acordo mútuo sobre necessidades e opiniões divergentes. Sobre o que você pode negociar?
• Preço
• Termos de pagamento
• Entrega
• Qualidade
• Suporte
• Treinamento
• Recursos (pessoas, dinheiro, material)
A importância dos ganhos recíprocos
A negociação com ganhos recíprocos é fundamental, não que você seja um ser humano maravilhoso e bondoso, mas porque é positivo: ajudá-lo a conseguir mais do que você deseja.
A importância dos ganhos recíprocos
É possível alcançá-la fundamentais: de
duas
maneiras
1- Satisfaça as necessidades do OL (Outro Lado).
Mude para o canal que os outros podem sintonizar, conhecido por OQEPGCI (O Que Eles
Podem Ganhar Com Isso). A ideia aqui é que podemos conseguir muito do que desejamos, se ajudarmos os outros a conseguirem o que querem
(Zig Ziglar – escritor e palestrante, vendas e motivação). A importância dos ganhos recíprocos
2- Focalize os interesses e não as posições. As posições são muito difíceis de resolver, mas a descoberta de interesses ajuda você a chegar às verdadeiras necessidades do OL.
É como se duas pessoas brigassem por uma laranja. “Eu quero a laranja”, diz uma. “Não, é minha”, diz a outra, e então desenrola-se uma confrontação de ganho/perda. Com paciência e sensibilidade, você poderia descobrir que uma das pessoas quer comer a fruta, enquanto a outra quer a casca para fazer doce.
A importância dos ganhos recíprocos
Conseguir um resultado com ganhos recíprocos pode ser particularmente difícil em negociações empresariais globais. As diferentes formações culturais dos negociadores podem se refletir em expectativas diferentes durante as sessões de negociação, criar estereótipos do OL e gerar um clima de suspeita e desconfiança.
A importância dos ganhos recíprocos
A realização de negociações com ganhos
recíprocos,