O LUDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Rosana Ferrari dos Santos Na educação infantil, as crianças ainda não tem noção das responsabilidades e deveres que precisa cumprir em uma sala de aula, para elas qualquer momento é hora brincar, por isso o lúdico é tão importante nessa fase, pois o professor poderá usar esta ferramenta para incrementar seus ensinos e ter a atenção de seus alunos, que aprenderão de uma forma prazerosa e divertida.
Os jogos, as brincadeiras e as histórias serão para elas como um momento de brincar, aprender, expressar suas vontades, seus medos, sua criatividade etc. Como explica Bertoldo: Enquanto a criança brinca, está usando a criatividade, fantasias, explorava seus limites.Além da inserção social, aquisição de conhecimentos, desenvolvendo habilidades e afetividades. A brincadeira possui três características: a imaginação, a alienação, e a regra (Bertoldo; Rushel, 2000, p.10).
Para Vygotsky apud Arce (2004), uma das atividades principais da infância é a brincadeira, relacionando com a sua teoria, a brincadeira cria uma zona de desenvolvimento proximal da criança, pois permite à criança a interiorização de ações que ultrapassam sua idade, mas permitindo uma aquisição da sua realidade circundante de maneira criativa.
Nesta etapa a criança esta conhecendo o mundo e as pessoas ao seu redor, construindo seus valores, por isso o ato de brincar é um excelente instrumento pedagógico a ser usado pelo professor, por ser um jeito divertido de aprender, mas também levar a criança a usar sua imaginação, a conviver com os outros e ter certos tipos de regras. O professor deve lembrar-se sempre que o principal fator deste método é o ensino, como exemplifica Vania Dohme: Os jogos são importantes instrumentos de desenvolvimento de crianças e jovens. Longe de servirem apenas como fonte de diversão, o que já seria importante, eles propiciam situações que podem ser exploradas de diversas maneiras