Negociação
R: Ancoragem, Contra-ancoragem, Fechamento de acordo, Calma, Escolha da Perspectiva, Preparação e avaliação contínuas.
Ancoragem: é uma negociação tende a girar em torno da proposta inicial. Essa tática deve ser utilizada quando se tem ideia do preço de reserva da outra parte, ou deve estimulá-la a dar o primeiro “lance”. Se souber o preço de reserva da outra parte, deve-se jogar o preço próximo a esse valor ou um pouco acima.
Escolha da Perspectiva: é parecida com a da ancoragem, só que nesta tática a âncora seria a perspectiva e a negociação giraria em torno dela.
Preparação e avaliação contínuas: é onde as situações de negociação são mais complexas. Na escolha desta tática deve-se levar em conta quatro etapas: i. a preparação, que ocorre antes da negociação; ii. a negociação; iii. os resultados e informações obtidos; e, iv. a avaliação desse processo, para iniciar um novo processo na preparação da negociação.
2. Para o autor Carl Jung existe quatro estilos básicos de negociação, quais são? Explique-os.
R:
Estilo restritivo: o controle combina-se com a desconsideração para formar a suposição de que os negociadores só chegam a um acordo se forem forçados.
Dessa forma, eles não são cooperativos. Esses negociadores esperam que as pessoas ajam em seu próprio interesse.
Estilo ardiloso: a desconsideração combina-se com a deferência para formar a suposição de que os negociadores devem ser evitados ou mantidos à distância, pois representam uma fonte de problemas. A idéia é de que as pessoas não podem ser influenciadas pelas ações de outros. Seu objetivo principal é o de sobreviver á negociação e manter seu status.
Estilo amigável: a deferência e a confiança combinadas formam a suposição de que os negociadores na sua maioria são cooperativos e até simpáticos.O objetivo principal de um negociador com estilo amigável é manter o relacionamento com o
seu