negociação
1- A logística interna é a sub-área da logística que engloba todas os fluxos e movimentações físicas e operações de apoio que são realizadas dentro do armazém, da nave fabril ou entreposto.
Existem diversas operações logísticas executadas em um armazém ou fábrica tais como: recepção de material (matéria-prima, embalagens, etc.), armazenagem, expedição de produto acabado, abastecimento de linhas de produção, recolha de produto acabado, paletização, etiquetagem, etc.
Cada vez mais, as empresas procuram a melhoria e a otimização dos processos logísticos internos, de modo a eliminar todas as tarefas que não acrescentam valor agregado ao produto.
2- Logística Externa - No que tange à logística externa, pode-se afirmar que compreende as entregas realizadas dentro do prazo pelo fornecedor ao comprador, o recebimento de produto de acordo com especificações de qualidade, o atendimento dos pedidos e o tempo de entrega destes ao comprador.
Para Fleury, Wanke e Figueredo (2000, p. 42) a logística externa é “responsável por todas as funções da administração dos recursos materiais: compra, armazenamento, distribuição, transporte e informações entre uma ou outra empresa pertencente à complexa estrutura do canal de distribuição.”
Cabe ressaltar que atualmente a logística é entendida como a integração tanto da administração de materiais como da distribuição física, incorporando as atividades relacionadas à gestão de materiais e os processos de distribuição e gerenciamento de informações.
3- Logística Integrada - Para Stock, Greis e Kasarda (2000) as atividades logísticas foram, no passado, comumente divididas entre as diversas áreas funcionais da empresa. Com o passar do tempo, percebeu-se que as atividades logísticas precisavam estar relacionadas com o