negociação
Para o profissional de RH é essencial desenvolver seu potencial como negociador, pois em uma organização é necessário diariamente à interação entre funcionários, estabelecendo regras e melhorias para diversos setores através da negociação, sempre buscando a satisfação de ambos os lados envolvidos.
Estabelecendo-se a negociação e chegando a um consenso de ganha-ganha é possível a formação de funcionários que não apenas produzem, mas tem a oportunidade de fazer ouvir-se, dentro de suas necessidades e anseios, tornando assim o ambiente de trabalho ideal a todos os envolvidos no processo.
O profissional de Recursos Humanos deve buscar não somente a técnica da negociação, mas também o exercício da prática para assim desempenhar seu trabalho com eficácia, de forma eficiente.
"Negociação é o processo de buscar a aceitação de ideias, propósitos ou interesses, visando o melhor resultado possível, de tal modo que as partes envolvidas terminem as negociações conscientes de que foram ouvidas, tiveram oportunidades de apresentar toda sua argumentação e que o produto final seja maior que a soma das contribuições." (Junqueira, Comunicação e negociação 1995).
Nota: é necessário participarmos de uma negociação, expondo nosso ponto de vista, confirmando a tese com provas documentais, para que assim possamos analisar nossa participação de forma produtiva.
“Não negocie com a emoção, negocie com a razão. Não se envolva emocionalmente.” (Daniel Godri Junior 2012).
Nota: Muitos negociadores envolvem o valor emocional quando estão negociando algo, seja, por exemplo, um imóvel que ele