Negociação
Por Ana Paula Bravim de Araujo- Sebrae ES
Site de procura: www.biblioteca.sebrae.com.br
Entendimento
A negociação tem que satisfazer ambas partes, tanto quem está comprando o produto quanto quem está vendendo- Cliente/comprador e Prestador de Serviços/fornecedor são os principais personagens de uma negociação.
Baseado nesse princípio entendemos que a parte comercial do prestador de serviços/fornecedor , é a principal ferramenta para a Empresa que quer vender/mostrar seus serviços para o mercado. O conhecimento do produto e empatia com o cliente são alguns dos fatores fundamentais para uma boa negociação e muitas vezes apenas um desses elementos pode ser a chave do sucesso . O Contrário também é verdadeiro se junto com esses elementos a eficiência e o resultado satisfatório forem colocados em 2º plano. O Depto. Operacional do prestador de serviços/fornecedor e o Depto. Comercial precisam se entender nesse processo. Não adianta nada o produto ser apresentado de um jeito e ser executado de outro.
Colocando esse conceito em um plano prático vamos citar como exemplo uma Empresa de Transporte de veículos. O depto. De compras do cliente, no caso uma locadora ou um lojista, entra com várias cotações com seus fornecedores buscando melhor prazo, melhor preço e principalmente a melhor logística. Um dos fornecedores pode ter o melhor preço e não o melhor prazo, esse fato por si só não vai de encontro aos objetivos do cliente, que além de melhor preço quer prazo de entrega de acordo com as necessidades de seus usuários. O fornecedor que não se enquadra será fatalmente descartado. Por outro lado não adianta ter melhor preço e melhor prazo se não tem a melhor qualidade do serviço ou seja, o veículo chegar em seu destino com avarias ou com acessórios desfalcados. A Empresa que ganhar uma concorrência contando apenas com esses dois fatores pode conquistar o cliente a princípio, mas se falhar na qualidade perderá o serviço tão rápido quanto