Processo de torneamento
Torneamento retilíneo
Processo de torneamento no qual a ferramenta se desloca segundo uma trajetória retilínea, podendo ser: cilíndrico, cônico, radial e perfilamento. * Cilíndrico - Processo no qual a ferramenta se desloca segundo a uma trajetória paralela ao eixo principal de rotação da máquina. * Cônico - Processo no qual a ferramenta se desloca segundo uma trajetória retilínea, inclinada em relação ao eixo principal de rotação da máquina. * Radial - Processo no qual a ferramenta se desloca segundo uma trajetória retilínea, perpendicular ao eixo principal de rotação da máquina. * Perfilamento - Processo no qual a ferramenta se desloca segundo uma trajetória retilínea ou axial, visando a obtenção de uma forma definida.
Torneamento cilíndrico
Processo de torneamento, no qual a ferramenta se desloca segundo uma trajetória curvilínea.
Movimentos entre peça e aresta cortante
Os movimentos no processo de usinagem são movimentos relativos entre a peça e a aresta cortante.
Movimento de avanço
É o movimento entre a peça e a ferramenta, que juntamente com o movimento de corte, origina um levantamento repetido ou contínuo de cavaco.
Movimento de corte
É o movimento entre a peça e a ferramenta, o qual sem o movimento de avanço origina somente uma única remoção de cavaco durante uma volta ou um curso. * Movimento efetivo de corte - É o resultante dos movimentos de corte e de avanço, realizados ao mesmo tempo. * Movimento de posicionamento - É o movimento entre a peça e a ferramenta, com o qual a ferramenta antes da usinagem, é aproximada à peça. * Movimento de profundidade - É o movimento entre a peça e a ferramenta, no qual a espessura da camada de material a ser retirada é determinada de antemão. * Movimento de ajuste - É o movimento de correção entre a peça e a ferramenta, no qual o desgaste da ferramenta deve ser compensado.
Direções dos movimentos
Devem-se distinguir a direção de corte, direção de