Negociação
2) Saiba em que momento seu superior e sua empresa estão. Se no último ano ela acumulou um prejuízo enorme, mesmo que você seja o melhor funcionário, dificilmente conseguirá alguma coisa.
3) Não dê indiretas ou mensagens subliminares para conseguir conversar sobre o assunto. Marque uma reunião formal com seu superior para falar sobre sua condição salarial e ponto.
4) Nunca vá solicitar um reajuste com um ultimato na mão (especialmente coisas do gênero "recebi uma proposta mais interessante do que tenho aqui". Mais grave ainda se você não tiver proposta nenhuma). Nenhuma chefia experiente cai em blefes e você ainda corre o risco de queimar sua imagem.
5) Lembre-se das sábias palavras de Don Vito Corleone: não é pessoal, somente negócios. Nunca comece a conversa com coisas como "acho que você não aprecia meu trabalho" ou "a empresa não me reconhece", mesmo porque seu interlocutor é seu chefe e não seu terapeuta. Aja como um profissional.
6) Tenha uma proposta embasada em mente ("busco um aumento na ordem de 15%") e esteja preparado para a negociação. O ideal é antes pesquisar no mercado em sites de headhunters e jornais sobre a média salarial vigente para seu cargo e não se esqueça de contabilizar benefícios que você tem no momento (sim, eles fazem parte do salário) e apresentar esses números para a chefia.
7) Mostre sempre o valor que você tem na instituição, em números se puder (exemplo: "nos últimos seis meses trouxe N clientes para a empresa e como consequência o faturamento cresceu em X%"), mas não se esqueça que isso é válido se você superou as expectativas do cargo. Ninguém ganha uma promoção por só fazer aquilo para o qual foi