NEGOCIAÇAO
É um sistema de referência e posicionamento, onde um paralelo (Latitude) e um Meridiano (Longitude) se encontram formando uma coordenada.
Latitude: Distância referente a linha do Equador. A maior latitude equivale a 90 graus ao Norte ou ao Sul e a menor é de 0 graus na linha do Equador.
Longitude: Distância referente ao meridiano de Greenwich. A maior longitude é de 180 graus para leste (representado no mapa pela letra E) ou para oeste (representado pela letra W).
O GPS é um aparelho digital de localização, que determinada a posição exata no globo terrestre, ou seja, a latitude e a longitude (coordenadas geográficas). Esse aparelho, de modo geral, disponibiliza ao usuário outras informações, como: a altitude, a direção que está sendo seguida, a distância em relação a um ponto que foi marcado anteriormente, a velocidade no percurso. A localização exata é possível graças à recepção de sinais de um sistema de satélites artificiais. É um aparelho que pode ser utilizado em várias situações: medições de propriedades rurais; fiscalização de áreas florestais para constatação, por exemplo, de desmatamento; orientação para pessoas que estão em regiões desérticas, de florestas etc; em determinadas competições esportivas automobilísticas; na aviação; na navegação; entre outras.
Como você pôde ver, o GPS é um aparelho que, entre outras funções, possibilita a determinação das coordenadas geográficas. Essas coordenadas são um sistema de paralelos e meridianos, a partir dos quais se pode determinar valores em graus: latitude, no caso dos paralelos e a longitude, no caso dos meridianos.
O paralelo principal é a linha do Equador, que possui latitude 0º e divide o globo terrestre em dois hemisférios: Norte e Sul. Assim, latitude é a distância em graus de qualquer ponto da superfície terrestre em relação à linha do Equador. A latitude poder ser Norte (N) ou Sul (S) e vai de 0º até 90º. Observe a figura a seguir.
O meridiano de Greenwich, por