Negociaçao estilo amigavel
O objetivo aqui é construir uma estrutura de referência para ampliar o nosso entendimento sobre o modelo tipológico Junguiano. Esta estrutura foi formada a partir da revisão histórica do pensamento tipológico, associada às ideias de Carl Gustav Jung
VIII Convibra Administração – Congresso Virtual Brasileiro de Administração – www.convibra.com.br apresentando em seguida um resumo dos estudos de Keirsey e Bates sobre os tipos apresentando a classificação de temperamentos elaborada por estes.
Os sistemas tipológicos constituem-se em modelos característicos de uma atitude geral que se manifestam em muitas formas individuais (JUNG, 1991). Quando esses sistemas tipológicos estudam os temperamentos das pessoas, temos os tipos psicológicos que representam maneiras pelas quais as pessoas selecionam e organizam as informações que recebem do ambiente externo, formam as suas ideias e tomam decisões. Os tipos, assim, caracterizam as pessoas quanto a interesses, preferências e habilidades (SILVEIRA, 2006).
São várias as abordagens adotadas para se verificar os estilos de negociação, sendo que podemos apresentar as baseadas no modelo de personalidade desenvolvido por Carl Jung, que dava ênfase aos impulsos que dirigem nossas ações.
CLASSIFICAÇÃO DE SPARKS
Sparks (1992), diz que este modelo é útil para o negociador e se divide em quatro estilos básicos usados por oponentes. Cada estilo se baseia em um conjunto de suposições, em geral dois impulsos, que agem em comum para criar esse conjunto de suposições sobre a outra parte: Controle: impulso para dominar e governar outros;