Resumo de administração financeira.
Finanças é a ciência que estuda a movimentação de recursos financeiros entre os agentes econômicos. Os agentes econômicos são as empresas os indivíduos e os governos que estão constantemente interagindo entre si, recebendo, gastando ou investindo fundos.
Administração financeira diz respeito às responsabilidades do administrador financeiro numa empresa. Os administradores financeiros gerenciam ativamente as finanças de todos os tipos de empresa com ou sem fins lucrativos.
O principal objetivo da administração financeira é o de Maximizar a riqueza dos sócios/acionistas. Para tanto as atribuições do administrador financeiro podem ser sintetizadas em três atividades básicas: 1- Realizar Análise e Planejamento Financeiro; 2- Tomar Decisões de Investimento e; 3- Tomar Decisões de Financiamento.
Analise e planejamento financeiro, envolve a:
- transformação dos dados financeiros em uma forma que possa ser utilizada para orientar a posição financeira da empresa e promover a sua continuidade;
- avaliar a necessidade de aumento ou redução da capacidade produtiva e;
- determinar que tipo de financiamento adicional deve ser realizado.
Regime de competência é o que apropria receitas e despesas ao período de sua realização, independentemente do efetivo recebimento das receitas ou do pagamento das despesas.
Regime de caixa é a modalidade contábil que considera para a apuração do resultado do exercício apenas os pagamentos e recebimentos ocorridos efetivamente no exercício.
Ciclo operacional corresponde ao intervalo de tempo compreendido desde a compra das mercadorias ou dos materiais de produção ate o recebimento da venda, trata-se portanto de um período médio em que são investidos recursos nas operações sem que ocorram as entradas de caixa correspondentes.
Ciclo financeiro define em termos médios o prazo que se inicia a partir dos pagamentos aos fornecedores e termina com o recebimento das vendas, em outras palavras é