administração financeira (copiado e colado da web, fazer o proprio resumo antes da entrega do trabalho)
A administração financeira como um campo separado surgiu por cerca de 1900, seu estudo visava orientar e legalizar empresas que iniciavam-se no mercado, e tinha como como objetivo, através de títulos de vários tipos, levantar capital.
Com a famosa crise de 29, que perdurou pela década seguinte, a administração financeira voltou-se para concordatas e a reorganização, liquidez das empresas e regulamentar o mercado de titulos. Nas décadas de 40 e 50 a disciplina de administração de finanças seguiu como uma disciplina de finanças, como matéria descritiva e institucional, mas somente para estudantes. Na década de 50 isso mudou. As empresas começaram a maximizar seus lucros, escolher seus clientes e a melhor utilização do capital de giro. É aí que surge, com algum risco, mas um negócio muito rentável, a era das decisões sob empréstimos, financiamento e investimentos. Ja na década de 90 a maximização dos valores da empresa se torna o objetivo principal. Para isso foram criados alguns critérios de remuneração, tais como bônus aos gestores, para que estes trabalhassem em prol da geração de lucro. Esse processo mudou a visão de acionistas, e aumentou o número de gestores de carteiras de fundos de pensão e mútuos. Os gestores propunham a compra das ações de empresas, que gerava uma pressão para o beneficiamento dessas ações e o aumento nos ganhos dessas empresas por meio da melhoria continua.
Até a década de 90 a visão era apenas de aumentar os lucros, hoje todavia, é a maximização do valor das riquezas e dos proprietários da empresa, visando estabilidade e controle de caixa pra investimentos futuros.
Algumas atitudes atuais mostram que os administradores visando a melhoria das técnologias e processos produtivos, acabam reduzindo os lucros momentaneamente. Toda essa mudança de visão administrativa proporciona muitas vezes resultados positivos, que poderão trazer estabilidade à empresa, esse processo é o planejamento a