Negociacao
Esta aula tem como objetivos: entender sobre o planejamento estratégico da negociação; discutir sobre o processo e táticas de negociação; abordar pessoas, problemas e como separá-los.
Você está lembrado que ao final da aula anterior, descrevemos o caso do Sr. João e deixamos as questões abaixo para você refletir e tentar solucioná-las?
1. Se fosse você estivesse no lugar do Sr. João, você conduziria esta negociação para uma abordagem do tipo distributiva ou integrativa? Por quê?
2. Usando os conceitos vistos na aula, qual seria a MAANA, o preço de reserva e a criação de valor por meio de trocas do Sr. João?
3. Quais ações o Sr. João poderia adotar para aumentar sua MAANA? Como ele avaliaria a possível MAANA da MKToutsourcing?
NEGOCIAÇÃOAula 02 - Estratégia de Negociação
Quais foram as suas repostas?
Questão 1
Não há certo ou errado, entretanto, se pensarmos que o Sr. João busca um relacionamento de longo prazo, com base na confiança e em vantagens mútuas (afinal ele está buscando terceirizar uma área da empresa), o mais adequado seria a negociação integrativa, que nestes casos privilegia relacionamentos de longo prazo entre as partes. Logo, neste caso, é o mais viável.
Questão 2
MAANA - Caso não tivesse sucesso na negociação, o Sr. João teria outras opções, como: contratar os funcionários (preço inicial de R$ 8 mil para equipamentos e mais R$ 8 mil mensais com pessoal); continuar sem ter a área de marketing e perder espaço no mercado; ou buscar outras empresas especializadas no assunto.
Preço de reserva - O Sr. João deveria levar em consideração as vantagens e desvantagens em terceirizar as atividades e assim estipular um valor que acredite compensar a contratação. Esse valor deveria contemplar os custos da estruturação da área, pois ele não precisaria treinar funcionários, reduziria os riscos trabalhistas, teria funcionários especializados etc.
Criação de valor por meio de troca - Diversas opções estariam à