negociacao
DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E INFORMÁTICA
PROFª: ANA MARIA
DISCIPLINA: LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL
ALUNA: GISLAYNE SANTOS SOUZA – COD.0915222
LINGUAGEM , LÍNGUA E LINGUISTICA – RESUMO
A linguagem é relativamente autônoma ; como expressão de emoções, ideias, propósitos, no entanto, ela é orientada pela visão de mundo , pelas injunções da realidade social, histórica e cultural de seu falante. A história da busca para entender como objeto de estudo – linguagem, língua- foi aos poucos se delineando e assumindo as configurações que hoje possui nos estudos linguísticos.
1. Uma breve história do estudo da linguagem Os gregos preocupam-se principalmente em definir as relações entre o conhecimento e a palavra. Platão e Aristóteles tem pensamentos diferente a cerca de ambos, no qual Platão afirma no Cratilo. Já Aristóteles desenvolveu estudos noutra direção , tentando proceder a uma analise precisa da estrutura linguística , chegou a elaborar uma teoria da frase, a distinguir as partes do discurso e enumerar as categorias gramaticais. Na Idade Média os modistas consideraram que a estrutura gramatical das línguas é universal, e que, em consequência, as regras da gramática são independentes das línguas em que se realizam. No século XIX, o interesse pelas línguas vivas, vão aumentar, é nesse período que se desenvolve um método histórico, instrumento importante para o florescimento das gramáticas comparadas e da Linguística Histórica. O grande progresso na investigação do desenvolvimento histórico das línguas, foi acompanhado por uma descoberta fundamental que veio a alterar modernamente, o próprio objeto de analise dos estudos sobre a linguagem – língua literária. O linguista aproxima-se dos fatos orientados por um quadro teórico especifico.
2. O que é a linguagem ?
Saussure considerou que a linguagem “ heteróclita e multifacetada” pois abrange vários domínios , e ao mesmo tempo física,