Negociacao
3.Conceito de negociação
Negociação é o processo de tomar decisões conjuntas quando as partes envolvidas têm preferências diferentes . Grandes partes das comunicações dentros das organizações envolve razoável habilidades de negociação por partes das pessoas . As partes envolvidas precisam chegar a alguma forma de acordo ou consenso sobre assuntos ou pendências que as afetam direta ou indiretamente.
As negociações acontecem no momento em que as partes envolvidas estejam dispostas a realizar uma troca, ela acontece o tempo todo em torno deste princípio, de acordo com a regra de que é preciso dar poder antes de receber. O seu ponto chave está nas concessões, e na premissa de que ambas as partes devem obter vantagens delas.
Um dos fatores críticos de sucesso para o bom resultado de uma negociação é que ambas as partes tenham bem definidas os objetivos principais e alternativos que realmente são capazes de satisfazer as necessidades, desejos, paixões ou temores dos envolvidos, além da utilidade que podem ter para as partes. As partes devem se perguntar o que realmente é uma necessidade e quais os objetivos que guiarão a busca da convergência, em torna da qual serão estabelecidos acordos mutuamente aceitos e possíveis de implementação.
3.1 A Negociação nas Organizações
No âmbito organizacional, a negociação pode ocorrer em diferentes situações:
-entre duas pessoas ; por exemplo, chefe e subordinado;
-entre dois ou diversos grupos; por exemplo, uma associação de empresários de detreminado setor e um ou mais sindicatos;
-no interior de um grupo; por exemplo, uma negociação de objetivos organizacionais.
Os motivos que determinam as negociações no âmbito das organizações também são os mais variados:
-negociação para definir funções;
-negociação para definir objetivos;
-negociação para definir poderes e responsabilidades, como como sistema de delegação;
-negociação da análise de resultados;
-negociação das mudanças