Negocia O Trabalho 2
Poderíamos dizer que Negociação é um processo em que partes distintas buscam a aceitação de suas idéias, interesses ou propósitos, tendo como objetivo comum o alcance de um resultado consensual que satisfaça a expectativa de ambas. Para tanto é fundamental que haja de lado a lado, comunicação, motivação e habilidade para tomar decisões e administrar conflitos. As partes envolvidas devem, ao término do processo, estar convencidas de que tiveram oportunidade de argumentar, de que suas idéias foram ouvidas e plenamente entendidas e de que o resultado final foi maior que a soma das contribuições individuais. Como atributos fundamentais e indispensáveis, o negociador deve ter habilidade no relacionamento interpessoal, dispor de uma tecnologia de negociação e ainda possuir pleno conhecimento do seu negócio. É igualmente necessário planejar, executar e controlar a negociação; utilizar "estratégias e táticas" para tornar a argumentação atraente e, assim, sensibilizar a outra parte, e desenvolver a capacidade de fazer concessões e superar impasses. Também é importante obter a maior quantidade possível de informações acerca do projeto de negociação, levantar dados relativos ao mercado, a concorrência, ações governamentais e aspectos financeiros que possam afetar o que está sendo negociado, além dos potenciais benefícios à clientela.
1.1 SISTEMA DE TRANSFORMAÇÃO
O processo de negociação trata-se de um sistema de transformações de entradas (estímulos) em saídas (respostas), quando abordados o assunto de sistemas de negociação.
Como analisar e interpretar o processo de negociação a partir da abordagem de entradas e saídas?
Primeiro entende-se que:
Entradas: São as influencias que a negociação está sujeita.
Saídas: É o resultado da negociação.
Processo: Pode ser definido com a transformação das entradas em saída, convertendo as entradas (diferenças humanas, questionamentos) em saídas (resultados da negociação, sendo positivo).
Para buscar uma ampla