Logisticas
Contrariando o que se pensava, a logística é muito antiga. A logística é praticada desde o tempo das cavernas. Os nômades, de uma forma primaria, já utilizavam a logística. Uma vez que tinham que se deslocar por diversos locais, na busca da melhor alimentação para sobrevivência da tribo e ao mesmo tempo proteger de animais selvagens.
São múltiplas as definições e conceito da palavra logística, no entanto, a palavra logística originou-se do grego logistike, que faz alusão ao cálculo. (FERREIRA, 1986, p.1045).
Logística é: o processo de planejar, executar e controlar o fluxo e a armazenagem, de forma eficaz e eficiente em termos de tempo, qualidade e custos, de matérias-primas, materiais em elaboração, produtos acabados e serviços, bem como das informações relacionada, desde o ponto de origem até o ponto de destino, com o propósito de garantir o atendimento dos requisitos de todos os envolvidos, isto é, clientes, fornecedores, acionistas, governo, sociedade e meio ambiente. (GASNIER, 2005, p.17).
Segundo Ballou (1993), a logística empresarial trata de todas as atividades de movimentação e armazenagem, que facilitam o fluxo de produtos desde o ponto de aquisição da matéria-prima até o ponto de consumo final, assim como dos fluxos de informação que colocam os produtos em movimento, com o propósito de providenciar níveis de serviço adequados aos clientes a um custo razoável.
Compreende-se, portanto que a logística é colocar algo no tempo e local correto ao menor custo possível. Deixa de ser apenas o deslocamento dos produtos das empresas, para ser também o deslocamento de tudo aquilo que se possa movimentar.
Logística Reversa
Para Lacerda (2002), pode-se definir a Logística Reversa como sendo o processo de planejamento, implantação e controle do fluxo de matérias-primas, estoque em processo e produtos acabados do ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recapturar valor ou realizar um descarte adequado.
A logística reversa é