Nee, síndrome de down
EDUCATIVAS
MESTRADO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL
Domínio Cognitivo e Motor
SÍNDROME DE DOWN
DISCIPLINA:
Necessidades Educativas Especiais de Carácter Permanente
Docente: Ana Ribeiro Moreira
Discente: Vânia Costa
Odivelas
19/ 02/ 2010
INTRODUÇÃO
O nascimento de um bebé é normalmente um momento muito esperado e desejado, criando muitas expectativas nos pais, que esperam sempre que estes nasçam saudáveis. Quando nasce uma criança com SD, é natural que os pais fiquem chocados e que tenham sentimentos de perda e rejeição. É por isso fundamental um bom diagnóstico no período pré-natal, para que os pais possam ser bem informados, esclarecendo dúvidas e receios, preparando-se da melhor forma para o que o futuro lhe reserva. Os médicos, terapeutas e outras famílias com experiências similares, assumem desde já um papel primordial. A pessoa com deficiência mental tem condições de conviver em sociedade, trabalhar, estudar
e
aprender
a
comportar-se
no
trânsito.
Deficiência mental não é doença mental. Entre as muitas necessidades que se apresentam ao portador de deficiência mental, aquela de que ela mais carece é a convivência com outras pessoas, ele precisa sair e se comunicar com parentes, amigos e pessoas em geral. É fundamental trata-lo como pessoa, respeitando a sua dignidade e o seu potencial de desenvolvimento, independentemente da idade.
No entanto, estas crianças só têm hipótese de conquistar o seu espaço e a sua independência, se os familiares e os profissionais trabalharem juntos, no sentido de consciencializar a sociedade das suas obrigações, garantindo os direitos destas crianças.
Este trabalho surge no sentido de compreender melhor as características destas crianças para posteriormente analisar profundamente as possibilidades da intervenção educativa e terapêutica através da música e da dança.
2
ÍNDICE
Introdução