Necessidades e motivação do indivíduo no ambiente de trabalho
DISCIPLINA: PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL
PROFESSOR: TÂNIA GABIN
TEXTO INDIVIDUAL
-------------------------------------------------
ALUNA: LAUDILENE DE OLIVEIRA EGÍDIO
NECESSIDADES E MOTIVAÇÃO DO INDIVÍDUO NO AMBIENTE DE TRABALHO
Quando o indivíduo ingressa numa organização, ele leva consigo uma série de comportamentos, pensamentos e posturas que em muitas vezes divergem das ações da organização (Missão, Valores e Cultura), tornando estes um dos pontos para as diversidades dentro do ambiente de trabalho.
Entra em cena aspectos emocionais que acabam gerando conflitos e diversidade frente às metas que a organização contrata com o profissional, nos relacionamentos com chefe/subordinado, e vice-versa, ou frente a posturas adotada pela Empresa que conflitam com a forma de pensar do indivíduo.
Quando o indivíduo entra em um processo de diversidade, são desencadeados alguns valores internos (dele) que emergem emocionalmente como princípios e atuam como agentes fornecedores de imputs, onde o indivíduo se apoia para apresentar ideias e discutir o assunto. [3]
Geralmente as diversidades acontecem com maior intensidade nos relacionamentos internos, entre áreas e nos grupos de trabalho.
Tratar as diversidades no âmbito organizacional é difícil e em muitas vezes complicado, pois, o tratamento não é personalizado, e sim de acordo com o número de incidentes em uma mesma situação e que impactaram na motivação dos funcionários e principalmente nos resultados financeiros da organização. (Teixeira S., “Gestão das Organizações”, McGrawHill, 2005).
Maslow buscou compreender o homem dentro de uma percepção multidimensional, considerando a existência de diversas necessidades, desde as mais básicas até as mais complexas e numa inter-relação dinâmica ainda pouco estudada. Ao conceber, entretanto, a motivação como o caminho para a satisfação da necessidade dominante, Maslow fugiu ao aspecto da espontaneidade contido no conceito da