necessidades especiais
Disciplina :Fundamentos da Educação Inclusiva
Aluna :Rita de Cassia Pessoa dos Santos
1) Quem são as pessoas com necessidades educacionais especiais?
O conceito de necessidades educacionais especiais, que passa a ser amplamente disseminado, a partir da Declaracão de Salamanca , ressalta a interação das caracteristicas individuais dos alunos com o ambiente educacional e social,chamando a atenção do ensino regular para o desafio de atender as diferenças.
A expressão necessidades educacionais especiais pode ser utilizada para referir-se a crianças e jovens cujas necessidades decorrem de sua elevada capacidade ou de suas dificuldades para aprender. Está associada, portanto, a dificuldades de aprendizagem, não necessariamente vinculada a deficiência(s).
O termo surgiu para evitar os efeitos negativos de expressões utilizadas no contexto educacional – deficientes, excepcionais, subnormais, superdotados, infradotados, incapacitados etc. – para referir-se aos alunos com altas habilidades/superdotação, aos portadores de deficiências cognitivas, físicas, psíquicas e sensoriais. Tem o propósito de deslocar o foco do aluno e direcioná-lo para as respostas educacionais que eles requerem, evitando enfatizar os seus atributos ou condições pessoais que podem interferir na sua aprendizagem e escolarização.
Mas quem são esses alunos com necessidades especiais ?
È considerado Portador de Necessidades educativas Especiais o individuo que apresenta em caráter permanente ou temporário alguma limitação física,cognitiva,sensorial,múltipla, condutas típicas ou altas habilidades.
Sendo assim necessita de um atendimento diferenciado para desenvolver suas capacidades e habilidades decorrentes do contexto de vida escolar referindo-se a todas as pessoas e de suas dificuldades de aprendizagem em algum momento de sua escolarização,podendo ser identificadas em diversas situações representativas de dificuldades de aprendizagem, como decorrência de