Nação Crioula
ANASTÁCIA TAMIRES COQUEIRO LUZ
SARAH CRISTINA FERNANDES FEITOSA
ANÁLISE “NAÇÃO CRIOULA”
GOIÂNIA
2011
ANASTÁCIA TAMIRES COQUEIRO LUZ
SARAH CRISTINA FERNANDES FEITOSA
ANÁLISE “NAÇÃO CRIOULA”
Trabalho apresentado para fins de obtenção de nota parcial na disciplina de Literatura Portuguesa do curso de Letras da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, sob supervisão do Professor Dr. Sebastião Augusto Rabelo.
GOIÂNIA
2011
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 ANÁLISE LITERÁRIA 4
2.1 ENREDO 4
2.2 TEMPO 5
2.3 ESPAÇO 5
2.4 FOCO NARRATIVO/ NARRADOR 6
2.5 PERSONAGENS 6
3 CONCLUSÃO 7
4 REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho propõe a análise literária de Nação Crioula, publicado em 1997, uma das principais obras de Agualusa.
José Eduardo Agualusa, jornalista e escritor com formação em Agronomia e Silvicultura, já publicou 15 livros, quase todos traduzido em diversos idiomas. Vê-se na sua obra uma necessidade de registrar a história de seu país. Escreve crônicas para a revista LER e é membro da União dos Escritores Angolanos. Beneficiou de três bolsas de criação literária para escrever “Um estranho em Goa”, “O ano em que Zumbi tomou o Rio” e “Nação Crioula”.
A obra em questão mostra o romance entre o aventureiro Fradique e Ana Olímpia, que embora nascida escrava tornou-se uma das mulheres mais ricas de Angola. Por obra do destino, Ana acaba retornando à condição de escrava e assim permanece até ser resgatada por Fradique e fugirem para o Brasil no Nação Crioula, o último navio negreiro da história.
A análise literária contida aqui foi idealizada com base nos elementos estruturais da narrativa, a saber: enredo, tempo, espaço, foco narrativo e personagens.
2 ANÁLISE LITERÁRIA
2.1 ENREDO
Carlos Fradique Mendes, um aventureiro português, desembarca em Luanda com seu companheiro Smith e ficam